Os padrões para as areias cromites incluem principalmente os seguintes aspetos:
1. Composição química: A composição química da areia de cromite é principalmente ferro e crómio. A areia de cromite pode ser dividida em diferentes graus dependendo da sua composição química.
2.º Tamanho da partícula: O tamanho da partícula da areia de cromite tem uma grande influência no seu efeito de utilização. São necessários diferentes tamanhos de partículas para diferentes utilizações, pelo que a areia de cromite precisa de ser processada, como britagem e peneiramento.
3.º Densidade: Quanto maior for a densidade da areia cromite, melhor será a sua qualidade. De um modo geral, a densidade da areia cromite situa-se entre os 3,96~4,03g/cm³.
4. Dureza: A areia de cromite tem uma elevada dureza e pode resistir à intrusão da maioria dos metais, pelo que tem uma boa resistência ao desgaste.
5.º Pureza: A areia de cromite de alta pureza pode reduzir o impacto no desempenho da areia de fundição e melhorar a qualidade do produto.
6.º Resistência a altas temperaturas: A areia de cromite tem uma boa resistência a altas temperaturas e pode manter as suas propriedades físicas a altas temperaturas. É adequado para fundição, fundição e outros campos.
7.º Normas de proteção ambiental: A areia de cromite deve cumprir as normas nacionais de proteção ambiental, não conter substâncias nocivas e não terá um impacto negativo no ambiente.